Ola mamães e papais

Usarei esse espaço para complementar nossos encontros !

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Dica interessante!



Encontrei hoje num site de cuidados.Acho que pode ser um momento bem gostoso para a mae e o bebe.

Você precisa de

essência de camomila

Passos

antes do banho, pingar algumas gotas da essência em suas mãos e massagear o peito e as costas de seu bebê, depois pingar 3 gotas na água do banho e depois do banho, já trocado e alimentado, passe um pouquinho da essência na testa do bebê ( entre os olhos ), a seguir coloque-o para dormir e vai perceber o efeito calmante durante o sono.

Importante

vale lembrar que o momento do banho deve ser prazeroso para a mãe e o bebê, e a massagem antes do banho deve ser feita em lugar tranquilo e sem correntes de ar, pois a camomila esquenta...
Também é importante a massagem, pois são as mãos da mamãe que passam fluidos calmantes para o bebê, a camomila apenas auxilia. Aproveite este momento para conversar com seu bebê, cantar também é uma boa pedida e depois é só curtir a calma do seu baby...

Um momento para pensar.....

Poema enjoadinho
Filhos . . . Filhos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-lo?
Se não os temos
Que de consulta
Quanto silêncio
Como os queremos!
Banho de mar
Diz que é um porrete . . .
Cônjuge voa
Transpõe o espaço
Engole água
Fica salgada
Se iodifica
Depois, que boa
Que morenaço
Que a esposa fica!
Resultado: filho.
E então começa
A aporrinhação:
Cocô está branco
Cocô está preto
Bebe amoníaco
Comeu botão.
Filhos? Filhos
Melhor não tê-los
Noites de insônia
Cãs prematuras
Prantos convulsos
Meu Deus, salvai-o!
Filhos são o demo
Melhor não tê-los . . .
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Como saber
Que macieza
Nos seus cabelos
Que cheiro morno
Na sua carne
Que gosto doce
Na sua boca!
Chupam gilete
Bebem xampu
Ateiam fogo
No quarteirão
Porém que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são! 
Vinícius de Moraes

Primeira dentição.





Quando nascem os primeiros dentes de leite?
A criança possui 20 dentes de leite. O aparecimento dos primeiros dentes de leite começa por volta do sexto mês, podendo antecipar ou retardar em alguns casos. Geralmente a dentição do bebê completa-se entre o segundo e terceiro ano de vida.
O "nascimento"dos dentes é uma ocorrência natural, portanto não provoca dor, nem sangramento. Normalmente a erupção dos dentes de leite está associada a certas manifestações locais e sistêmicas. São comuns os relatos de aumento da salivação, irritação geral do paciente e sono agitado, episódio de febre,coriza,diarréia e coceiragengival.
O que fazer?
Mordedores com gel (aqueles que deixamos na freezer) ajudam bastante pois fazem uma certa anestesia com o gelo.
Gel homeopático para anestesiar .
Pomadinhas com anestésico quando o bebe ficar muito irritado
Paciência, muita paciência....Será mais uma etapa difícil que seu filho precisara passar para crescer.
Quando devo iniciar a higienização da boca do bebê?
A higiene da boca do bebê deve ser realizada antes mesmo da erupção dos primeiros dentinhos, este motivo é pela preocupação de higienizar os dentes e a cavidade bucal do bebê, e também habituar pais e filhos a esta rotineira assistência que favorecerá o estabelecimento de hábitos de higiene em saúde bucal direcionada aos pais que irá gerar a prevenção nos filhos.
Durante o primeiro ano de vida, tais hábitos ainda não estão definidos e caberá aos pais a tarefa de estabelece-los. Para tanto pode ser usada uma dedeira feita de gaze ou fralda embebida em água fervida ou filtrada que deve ser esfregada delicadamente na gengiva. Após a erupção dos primeiros dentinhos, deve ser utilizada escova com cabeça pequena, macia, principalmente após as refeições.Nesse momento pode-se ,tambem,fazer uso do creme dental, sem fluor, para tornar a escovacao mais prazerosa. 

Percinoto C, Cunha RF, Odontologia para Bebês. Noções para a prática clínica.In Odontopediatria. Bases Científicas para a Prática Clínica. Assed Sada. Artes Médicas, São Paulo, 2005.787-811.


O sono do bebê








Os recém-nascidos dormem bastante chegando a dormir 22 horas por dia.Os intervalos são,em media, de 3 a 4 horas ,quando acordam para mamar. Nos primeiros meses o bebê irá adormecer e acordar durante o dia e a noite. 
Durante as primeiras semanas, sempre que o bebê acordar  deverá ser  logo  atendido .Não demore muito pois o que ele mais precisa é se sentir seguro. Mais tarde, quando tiver cerca de 2 a 4 meses poderá aguardar um pouco  e tentar deixar com que ele se acalme sozinho.
Um recém-nascido pode acordar por inúmeros motivos mas é essencialmente devido ao fato de sentir fome ou sentir a fralda suja. Com o passar do tempo você ira  a conhecer o seu bebê, e com este conhecimento saberá instintivamente qual a reposta acertada ao choro dele. Porém, note que uma mudança muito acentuada no padrão do sono do bebê poderá ser um alerta para uma possível doença ou mesmo dores relacionadas ao nascimento dos primeiros dentinhos. 
Mas ,como saber se é sono?
Muitos bebês ficam rabugentos, outros esfregam os olhos, outros choram até adormecerem, outros mexem muito nas orelhas e por vezes ficam mesmo com um olhar apático. Logo que sentir que o bebê dê sinais de sono procure um lugar tranquilo e faca-o dormir.
Como deve ser o quarto do bebe?
O local onde o bebê dorme também não deverá ser um local nem muito quente, nem muito frio, deverá ter uma temperatura entre os 18 e os 21°C.
Qual a posição correta? 
A recomendação das Sociedades Americana e Brasileira de pediatria , além da OMS, é que o bebe seja colocado de barriga para cima.Evite deixar mantas e brinquedos muito próximo ao bebe para que ele não puxe durante movimentos no sono e corra o risco de  asfixia enrolado neles.
O colchão deve ser firme.
Ajude-o a regular os padrões de sono
Apesar de nas primeiras semanas de vida o bebê recém-nascido ser muito imprevisível, poderá começar a ajudá-lo a perceber que durante o dia é tempo de estar ativo e durante a noite é tempo de dormir. Para isso, quando obebê dormir durante o dia mantenha a iluminação e os sons a um nível normal, em oposição ao sono da noite. De dia, depois de mudar a fralda ou de o amamentar estimule-o, conversando com ele de forma suave mas expressiva, movimente-lhe as mãos e as pernas e mostre-lhe brinquedos mantendo-o entretido. À noite, faça o oposto, desligue as luzes, alimente-o e mude-lhe a fralda de forma muito calma e suave e limite as suas interações apenas pegando nele de forma muito calma.Logo irá perceber que os períodos maiores de sono dobebê começam a ocorrer à noite.O importante é lembrar que cada um cada um e , as vezes o bebe necessita de outras reomendacoes para o padrão de sono diurno.
Tente estabelecer rotinas, pois os bebês adoram rotinas e sentem-se muito confortados por elas. Por exemplo:um banho morno sempre antes de ele ir dormir. Uma massagem suave poderá ser uma ótima forma de relaxar obebê e prepará-lo para uma noite de sono.