Ola mamães e papais

Usarei esse espaço para complementar nossos encontros !

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Streptococcus pyogenes

Tendo em vista o pânico instalado pela "superbactéria"do momento, resolvi escrever algo de forma bem simples para ajudar a esclarecer um pouco a situação.
Em primeiro lugar o estreptococo é uma bactéria tão antiga que os primeiros  relatos de sua existência datam de 1874. Em 1933,Rebecca Lancefield deu a essa bactéria nome e sobrenome,trata-se de uma bactéria de família grande e ela classificou em grupos.Esses grupos são chamados de Lancefield.
O Steptococcus Pyogenes pertence ao grupo A de Lancefield, habita normalmente a pele e faringe dos sees humanos e é o agente causador de faringites,otite média,pneumonia,sinusite,piodermite (impetigo),celulite,escaratina,erisipela,endometrite,septicemia e ainda pode apresentar complicações não infecciosas como a febre reumática e  a Glomerulonefrite.
Essa bactéria é um dos principais patógenos identificados em crianças.Ela também pode ser encontrada em animais domésticos.
Ela pode estar na orofaringe de qualquer um de nós e não provocar doença,é o que chamamos de "portador assintomático".
Para fazer infecção na pele é preciso ter  uma "porta de entrada"ou seja, alguma lesão em pele pela qaul a bactéria penetra e se instala.
A infecção em vias aéreas é transmitida por gotículas de saliva e mãos contaminadas com secreção das narinas
Por quais doenças o Streptococcus pyogenes é responsável?

1) Amigdalite : pode iniciar a doença de 12h a 4 dias após o contato com um doente.Cursa com febre alta,dor de cabeça,vomitos,dor abdominal e ao exame ,placas de us na garganta.
2) Escarlatina: os mesmos sintomas da amigdalite mas apresenta também placas vermelhas pelo corpo e a pele fica parecendo uma lixa.
3) Impetigo : Doença de pele comum em crianças menores. Pequenas "bolinhas "de pus que quando rompem deixam uma camada amarelada de aspecto brilhante.
4) Ectima: É mais fácil explica-lo como sendo um grande furúnculo.
5) Erisipela :Doença frequente em idosos pois acomete pessoas com dificuldade em retorno venoso (varizes) e em diabéticos. Extremamente dolorosa. Cursa com febre alta. "Os antigos" chamam de "cobreiro"
6) Artrite : pode se dar por disseminação da infecção em pele ou via aérea.
7) Síndrome do Choque Tóxico : os óbitos que ocorreram na cidade foram consequências desta forma de acometimento da bactéria.
    Não é necessário ter uma amigdalite para a bactéria se tornar invasiva mas sempre haverá a bactéria na orofaringe  deste doente pois é o reservatório.
    É mais comum  em crianças com fatores debiliantes  como neoplasias, diabetes, portadores de HIV ,mas pode acometer crianças higidas.
    Há relatos ,não comprovados, que o uso de antiinflamatórios não esteróides poderiam favorecer a forma invasiva.
    A DOENÇA NÃO COMEÇA E TUDO ACONTECE EM  12H. O que acontece é que, quando a bactéria consegue invadir a corrente sanguinea e se espalhar pelo corpo da criança sua capacidade de destruição é tão grande que os orgãos entram em falencia em poucas horas.
  
 O Steptococcus Pyogenes está longe de  ser uma superbactéria. Ele morre com uma Benzetacil, que é a penicilina, antibiótico mais antigo conhecido.
 As culturas das crianças que foram a óbito nos 2 últimos meses mostravam sensibilidade `a Penicilina ,e a criança que está internada no Santa Lúcia com artrite ( minha paciente) também é sensivel `a penicilina.
  A preocupação da secretaria de saude e dos demais orgãos da saúde é com a possibilidade de estar circulando uma cepa com alguma mutação e que seja mais virulenta ( maior capacidade de invadir).
Isso ainda não foi confirmado.Os casos ocorridos podem, infelizmente, tratar-se apenas de fatal coincidencia.
   O alerta se deu porque, no caso da forma invasiva, o tempo para o diagnóstico e tratamento é fundamental para que não ocorram mortes.