Ola mamães e papais

Usarei esse espaço para complementar nossos encontros !

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Vacina H1N1 retirado do site da Sociedade de Pediatra


Sociedade Brasileira de Pediatria – Depto Infectologia
Sociedade Brasileira de Imunização

A vacinação da população contra o vírus influenza A (H1N1) pandêmico 2009 no Hemisfério Sul iniciou-se este ano. Até o presente momento não houve identificação de variação antigênica substancial no novo vírus A H1N1 desde que ele começou a circular, em Abril de 2009. Desta maneira a expectativa é que haja coincidência entre a cepa circulante e a cepa contemplada na vacina.
Algumas perguntas e respostas em relação à vacinação para Influenza em 2010
1 Quais são as vacinas para Influenza presentes atualmente?

As vacinas contra influenza este ano podem ser encontradas em várias apresentações: Vacina monovalente contendo apenas a cepaA/Califórnia/7/2009(H1N1), Vacina bivalente contendo as cepas A (H3N2) e B e vacina trivalente que contém as três variantes do vírus. No sistema publico existe a vacina monovalente para o vírus A/Califórnia 2009 H1N1 que está reservada para a população considerada de maior risco para infecção por este vírus que são trabalhadores de saúde, população indígena aldeada, crianças com idade entre seis meses e menores de dois anos (um ano 11 meses e 29 dias), pessoas portadoras de doenças crônicas conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde), adultos com idade de 20 a 39 anos, adultos com 60 anos ou mais, portadoras de doenças crônicas. A vacina bivalente Sazonal (H3N2 e B) foi reservada no sistema público para todos os adultos com mais de 60 anos. A vacina trivalente que combina o vírus A/Califórnia 2009 H1N1 com os da Influenza Sazonal está presente somente no sistema privado.

2 Por que a gripe (Influenza) deve ser levada a sério?

A Influenza não deve ser julgada como "só uma gripe." É uma doença grave e, embora a maioria dos casos seja leve, alguns deles podem ser fatais.

3 Porque alguns grupos foram priorizados na vacinação do governo?

Pelo fato de não ser possível a aquisição de número suficiente de vacinas para imunizar toda a população, o Ministério da Saúde, assessorado por especialistas de diversas áreas, selecionou os grupos de maior risco para serem vacinados, baseado em dados da doença em 2009 no Brasil e no mundo.

4 Quantas doses da vacina são necessárias?

Os estudos demonstram que o uso de uma dose da vacina contra o vírus da gripe A H1N1 2009 para pessoas acima de 9 anos de idade induz a produção de níveis de anticorpos adequados. Para as crianças com idade entre 6 meses a 8 anos, são recomendadas duas doses da vacina, que devem ser aplicadas com um intervalo de no mínimo 3 semanas. Crianças menores de 6 meses de idade são jovens demais para receber qualquer vacina contra a gripe e não devem ser vacinadas.

5 Por que crianças precisam de duas doses da dose da vacina H1N1 2009?

A recomendação para que as crianças menores de 9 anos recebam 2 doses da vacina A H1N1 de 2009 foi baseado em estudos de resposta imune à vacina através da medida de níveis de anticorpos no sangue. Depois de 1 dose de vacina, lactentes e crianças jovens apresentam níveis insuficientes de anticorpos. Como esta linhagem viral é diferente dos vírus circulantes nos anos anteriores as crianças menores de 9 anos devem receber 2 doses, independentemente de já terem sido vacinadas previamente com a vacina da gripe sazonal

6 Qual é o intervalo recomendado entre a primeira e a segunda dose para crianças de 6 meses a 9 anos de idade?

O CDC recomenda que as duas doses da vacina contra o vírus da gripe 2009 H1N1 devem ser separados por 4 semanas. Entretanto, com intervalo entre as doses de pelo menos 21 dias, a segunda dose é considerada válida.

7 Quem é alérgico a ovo pode receber a vacina contra o vírus da gripe 2009 H1N1?
Somente os indivíduos com reação anafilática ao ovo não devem receber a vacina contra o influenza.

8 Pessoas que receberam uma dose da vacina para o vírus A Califórnia 2009 H1N1 podem se vacinar contra o Influenza Sazonal?

Sim, podem se vacinar contra os três vírus, ou recebendo as duas vacinas ou recebendo vacina trivalente (presente somente no sistema privado). Caso tenha recebido uma dose da vacina contra o vírus A Califórnia 2009 H1N1 o paciente pode receber uma segunda dose na formulação trivalente.

9 No caso de crianças entre 6 meses e 9 anos que receberam uma dose da vacina para o vírus A Califórnia 2009 H1N1 e necessitam se vacinar para a Influenza Sazonal, como proceder?

Para crianças com idade entre 6 meses a 9 anos, são recomendadas duas doses da vacina contra o vírus A Califórnia 2009 H1N1 com um intervalo mínimo de 3 semanas.
Caso a criança tenha recebido uma dose da vacina monovalente para o vírus Califórnia 2009 H1N1 e receba uma dose da vacina trivalente no sistema privado esta criança será considerada adequadamente imunizada para o vírus Califórnia 2009 H1N1. Crianças entre 6 meses e 9 anos que receberam 2 doses da vacina A Califórnia 2009 H1N1 podem receber mais duas doses da vacina trivalente.
10 Esta criança estará adequadamente imunizada para os vírus sazonais?

Caso esta criança tenha recebido anteriormente vacina contra a gripe ela estará imunizada adequadamente para as cepas sazonais com apenas mais uma doseCaso a criança não tenha sido vacinada em anos anteriores contra a gripe, idealmente ela deverá receber duas doses da vacina Sazonal bivalente ou da vacina trivalente.Entretanto, devido ao caráter único da imunização deste ano, ao predomínio da cepa influenza H1N1 e às dificuldades para administrar grande número de vacinas injetáveis em crianças pequenas, consideramos prioritária a vacinação contra a cepa Califórnia 2009 H1N1, e portanto pode ser aceitavel um esquema com somente uma dose das cepas sazonais desde que recebam pelo menos duas doses da Influnza California H1N!

11 Em Crianças Imunodeprimidas o procedimento é o mesmo?

Em crianças imunodeprimidas, enfatiza-se a importância de que recebam as duas doses adicionais da vacina Trivalente ou da vacina Sazonal bivalente.

12 Se o Paciente refere Influenza no ano anterior ele deve ser vacinado?

Os sintomas da influenza (doença como gripe) são similares aos causados por muitos outros vírus. Para fins de imunização considera-se previamente infectados e portanto, sem necessidade de se imunizar, apenas os pacientes que apresentaram infecção pelo vírus A Califórnia 2009 H1N1 confirmados laboratorialmente.

13 Existem diferenças entre vacinas com e sem Adjuvantes?

Adjuvantes são substancias que amplificam o poder imunizante das vacinas fazendo com que se necessite uma quantidade menor de antígenos para imunização.

14 Existem outras maneiras de impedir a propagação da doença?

As ações cotidianas de proteção são de grande importância;

· Cubra o nariz e a boca com um lenço quando tossir ou espirrar. Jogue o lenço no lixo depois de usá-lo.

· Lave as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Se o sabão e a água não estiverem disponíveis, use álcool gel.

· Evite tocar seus olhos, nariz ou boca, os vírus podem se propagar desta maneira.

Se estiver doente, evite freqüentar ambientes fechados e aglomerações, além de evitar contato especialmente com crianças e portadores de doenças crônicas.

15 Grávidas podem ser imunizadas?

Gestantes constituem grupo de maior risco para doença grave, hospitalização e morte pelo influenza. A vacinação deverá ser feita em qualquer período da gestação, com o intuito de proteger a grávida, e através da passagem transplacentária de anticorpos, proteger o recém nascido nos primeiros seis meses de vida.
Grávidas que receberam a vacina monovalente contra o H1N1 podem receber a vacina trivalente se desejarem obter proteção contra as cepas sazonais A(H3N2) e B.

16 Adolescentes e adultos devem receber quantas doses?

Crianças acima de 9 anos, adolescentes e adultos devem receber uma dose da vacina contra o influenza, independente de ter recebido a vacina previamente em outros anos. A vacina monovalente A H1N1 e a vacina com as cepas sazonais (a bivalente ou a trivalente) poderão ser administradas no mesmo dia ou qualquer intervalo entre elas é aceitável.
Tabela I

Vacinação para Influenza para criança entre 6 meses e 9 anos de idade
Situação
Vacina Sazonal anteriormente
Recomendação
Proteção esperada
Não recebeu vacina monovalente H1N1
Sim
2 doses da Trivalente
Adequada para os vírus pandêmico e sazonais
Não
1 dose da vacina monovalente H1N1
Sim
1 dose da Trivalente
Adequada para os vírus pandêmico e sazonais
Não
2 doses da Trivalente
Adequada para os vírus pandêmico e sazonais
2 doses da vacina monovalente H1N1
Sim
1 dose da Trivalente
Adequada para os vírus pandêmico e sazonais
Não
2 doses da Trivalente
Adequada para os vírus pandêmico e sazonais