Ola mamães e papais

Usarei esse espaço para complementar nossos encontros !

domingo, 8 de maio de 2011

Vacinação do Prematuro




A sobrevida de bebês prematuros com idade gestacional abaixo de 28 semanas tem sido cada vez maior. A hospitalização prolongada destes bebês, que às vezes permanecem hospitalizados por três meses ou mais, não deve ser um fator limitante para o início da vacinação. Os prematuros devem receber suas vacinas segundo a sua idade cronológica.E o momento adequado para iniciar a vacinação é quando eles se apresentam em fase de ganho de peso, sem apresentar distúrbios agudos ou patologias graves.
Bebês prematuros apresentam algumas particularidades em relação à sua suscetibilidade a algumas doenças e inadequada resposta a algumas vacinas. Há que se considerar a aplicação de alguns imunizantes especiais nesses pacientes e um calendário personalizado deve ser utilizado.
Uma importante medida de prevenção é vacinar todos os funcionários da Unidade Neonatal, pais e cuidadores com a vacina para influenza  e com uma dose de reforço da vacina  tríplice acelular do tipo adulto ,a fim de evitar a transmissão da influenza e da coqueluche ao recém nascido.
Outra estratégia importante, mas pouco lembrada e praticada, é a imunização da gestante contra influenza, pois protege o bebê nos primeiros seis meses de vida, época que ele ainda não pode receber a vacina.
Essas vacinas, quase todas, estão disponíveis nos centros de referência de imunobiológicos especiais (CRIE).

Recomendações da Associação Brasileira de Imunizações (SBIm) – 2010

VACINAS RECOMENDAÇÕES E CUIDADOS ESPECIAIS

 Vacina BCG ID
 Deverá ser aplicada na maternidade, em recém-nascidos com peso maior ou igual a 2000 g. (Poucos estudos mostram eventual diminuição da resposta imune ao BCG em menores de 2000g)

Vacina Hepatite B (recombinante):
Aplicar a primeira dose (dose 0) na maternidade e,posteriormente, as outras duas doses (esquema 0-1-6 meses).
Nos recém-nascidos com menos de 33 semanas de gestação e/ou com menos de 2.000 g de peso ao nascimento,por apresentarem menor resposta à vacina, usar o esquema com quatro doses (esquema 0-1-2-7 meses)

Palivizumabe:
Durante o período de circulação do vírus sincicial respiratório em nosso país (março a setembro).
É um anticorpo monoclonal contra o vírus sincicial respiratório (VSR). É indicado para prematuros com idade gestacional menor de 28 semanas com até um ano de idade, e para bebês  com displasia broncopulmonar e cardiopatas em tratamento clínico nos últimos seis meses com até dois anos de idade. É recomendado para os demais prematuros até o sexto mês de vida, especialmente para aqueles com idade gestacional de 29 a 32semanas, ou maiores de 32 semanas que apresentem dois ou mais fatores de risco: criança institucionalizada, irmão em idade escolar, poluição ambiental, anomalias congênitas de vias aéreas e doenças neuromusculares graves.
Dose 15 mg/kg de peso,em cinco doses mensais consecutivas, aplicadas por via intramuscular.



 Vacina pneumocócica 10 (conjugada):
Iniciar o mais precocemente possível (aos dois meses). Respeitando a idade cronológica. Bebês pré-termos e de baixo peso apresentam maior incidência de doença pneumocócica invasiva, cujo risco aumenta quanto menor a idade gestacional e o peso ao nascimento.
Três doses: aos dois, quatro e seis meses e um reforço aos
15 meses.

Vacina Influenza (gripe):
 Respeitando a idade cronológica. Duas doses a partir dos seis meses com intervalo de 30 dias entre elas.

Vacina Poliomielite :)
 Utilizar somente vacina inativada (injetável) em recém-nascidos internados na unidade neonatal.

Vacina oral rotavírus humano G1P1 [8] (atenuada):
Por se tratar de vacina de vírus vivos atenuados, a imunização contra o rotavírus só deve ser realizada após a alta hospitalar, respeitando-se a idade limite para administração da primeira dose. Primeira dose: 1 mês e 15 dias a 3 meses e 7 dias. Segunda dose: 3 meses e 7 dias a 5 meses e 15 dias.

vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis e Haemophilus influenzae b (conjugada):
Preferencialmente utilizar vacinas acelulares. A utilização de vacinas acelulares reduz o risco de apneias e episódios convulsivos pós-aplicação da vacina tríplice bacteriana.

Vacina meningocócica C (conjugada):
Respeitar idade cronológica

Vacinas MMR e Febre Amarela:
Respeitar a idade cronológica



Bibliografia:

http://www.sbim.org.br/sbim_calendarios2010_prematuro.pdf