Ola mamães e papais

Usarei esse espaço para complementar nossos encontros !

sábado, 22 de maio de 2010

ICTERÍCIA DO RECÉM NASCIDO

Icterícia(cor amarela da pele e do branco dos olhos que é causada pelo excesso de bilirrubina no sangue) é uma condição comum em recém-nascidos. A bilirrubina é um pigmento normal, amarelo, gerado pelo metabolismo das células vermelhas do sangue e a criança fica ictérica quando a formação de bilirrubina é maior do que a capacidade do seu fígado de metabolizá-la.

A icterícia normalmente aparece ao redor do segundo ou terceiro dia de vida.A pele de um bebê ictérico ficará amarela primeiro na face( comecando nos olhos), depois no tórax, no abdomen e, finalmente, nas pernas(Zonas de Kramer).

Enquanto esta somente em pele a bilirrubina nao apresenta riscos .A preocupacao de todo pediatra e motivo de internacao deste bebe consiste no risco do acúmulo deste pigmento acima de certos limites, ultrapassando a barreira hemato-encefalica indo se depositar nos ganglios da base cerebral.A bilirrubina é extremamente tóxica para o sistema nervoso, podendo causar lesões graves e irreversíveis.

Há vários tipos de icterícia no recém-nascido:

Icterícia fisiológica (normal):

Ocorre em mais de 50% dos recém-nascidos.É devida à característica própria do bebê que temum metabolismo lento da bilirrubina. Geralmente surge entre o 2o e o 4o dias de vida e desaparece entre a 1a e a 2a semana de idade.

Icterícia da prematuridade:

Ocorre com muita freqüência em bebês prematuros, que tambem tem um figado prematuro e levam muito mais tempo para conseguir excretar a bilirrubina eficazmente.

Icterícia do leite materno:

Em 1% a 2% de bebês alimentados ao peito, pode ocorrer icterícia causada por substâncias( geralmente hormonios maternos) que reduzem a excreção intestinal da bilirrubina. Começa geralmente ao redor dos 4 a 7 dias de vida e pode durar de 3 a 10 semanas.

Por incompatibilidade Sanguinea (Rh ou ABO):

A icterícia por incompatibilidade muitas vezes começa já durante o primeiro dia de vida. Acontece em maes do tipo sanguineo 0 e filhos A ou B ou em maes Rh negativo com filhos Rh positivos Incompatibilidade de Rh causa a forma mais severa de icterícia.

O tratamento:

Se a icterícia for de níveis leves a moderados, por volta de 5 a 7 dias de vida o bebê terá resolvido a icterícia sozinho.

Se a icterícia atingir níveis mais altos, fototerapia (banhos de luz) pode ser necessária.(Fazemos dosagens sanguineas e usamos uma tabela pre estabelecida para decidir quando indicar a fototerapia).

As vezes os niveis estao tao elevados que se faz necessario substituir o sangue do bebe.(Esse sangue ficara circulando por 3 meses no seu filho e ele produzira novamente seu proprio sangue)

Também podem ser recomendadas alimentações mais freqüentes para ajudar a criança a eliminar a bilirrubina pelas fezes.

Quando atendida em tempo, a situação pode ser totalmente controlada sem deixar seqüelas. 



Observacao:

Hoje em dia a alta da diade (mae/bebe) tem sido muito precoce .No caso de incompabilidade sanguinea o recem nascido devera ser reavaliado 48h apos a alta hospitalar

domingo, 16 de maio de 2010

<span class=
Prefira seu leite,ele eh o melhor alimento para seu bebe
Marcas de mamadeiras livres do Bisfenol A
Sites onde encontrar :
http://www.babyfacil.com
http://www.bebestore.com.br